quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PESQUISA TRANSFORMA CÉLULA PANCREÁTICA COMUM EM PRODUTORA DE INSULINA

Cientistas 'pularam' a fase de célula-tronco em estudo. Líder acredita que deve ser possível fazer o mesmo com outros tecidos.

Uma célula comum do pâncreas foi transformada em uma produtora de insulina por um grupo de pesquisadores americanos. Além de ser uma boa notícia para quem sofre com diabetes, o feito é um grande avanço para a medicina: é a primeira vez que alguém faz isso “pulando” o estágio de célula-tronco.

 Os cientistas sabem que as chamadas “células-tronco embrionárias” (que, como o nome diz, vêm do embrião) podem ser transformadas, em laboratório, em praticamente qualquer outro tipo de célula. E descobriram recentemente que tecidos adultos podem ser transformados em um tipo de células-tronco, chamadas de “induzidas” ou “iPS”. Transformar uma célula adulta direto em outro tipo de célula adulta, no entanto, era até agora impossível.

 Em seu trabalho, publicado na revista “Nature” desta semana, o grupo liderado por Douglas Melton, da Universidade Harvard, utilizou um vírus que alterou o código genético de uma célula pancreática normal de um camundongo. “Fizemos as células expressarem três genes que ‘disseram’ para elas se transformarem em produtoras de insulina”, explicou Melton ao G1.

 O cientista acredita que teoricamente seria possível fazer isso com outros tipos de célula, para tratar, por exemplo, problemas cardíacos e doenças neurodegenerativas. Se o feito se comprovar, será mais um passo para o fim da polêmica das células embrionárias – como elas exigem a destruição de um embrião, muitas pessoas se opõem ao seu uso. Para chegar a esse ponto, no entanto, os cientistas precisaram estudar muito esse tipo de célula.

 “Nos próximos anos, vamos tentar os mesmos experimentos em seres humanos usando células do fígado para tentar tranformá-las em pancreáticas produtoras de insulina”, diz Melton.

 FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL739141-5603,00.html

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brazil
Professor