domingo, 22 de agosto de 2010

Top 10: Animais estranhos e raros

site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós. Mas muitos deles estão ameaçados de extinção. A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat muito especifico onde vivem os bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Confira:

10. Proteus anguinus

  DivulgaçãoÉ um anfíbio cego, o único de sua espécie, muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.

9. Tremoctopus violaceus

Editora Globo

Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.
>> Top 10: filmes de animais assassinos

8. Centrolenidae

Editora Globo

As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.
7. Psychrolutes marcidus

Editora Globo

O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.

>> Sociólogo defende o fim da propriedade dos animais

6. Archaeidae

Editora Globo

Uma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.

5. Sternoptychidae

Editora Globo

Esta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.

4. Kiwa hirsuta

Editora Globo

Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.

3. Phycodurus eques

Editora Globo

Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado.

2. Uroplatus phantasticus

Editora Globo

Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

1. Hemeroplanes cartepillar

Editora Globo

Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.

FONTE:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI165050-17770,00-TOP+ANIMAIS+ESTRANHOS+E+RAROS.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Deserto do Atacama, no Chile, vive período florido

Fenômeno climático raro faz desabrochar flores numa das regiões mais áridas do mundo

por Globo Rural Online | Fotos: Martin Bernetti/AFP e Ian Salas/EFE

clip_image002

Em alguns anos, chuvas na região do Atacama provocam o fenômeno conhecido como "deserto florido" (foto: Martin Bernetti/AFP)

O Chile está assistindo a um fenômeno climático que mudou a face do deserto de Atacama, considerado um dos locais mais áridos do mundo. Em alguns anos, entretanto, ocorrem chuvas que resultam no chamado “deserto florido”, fazendo desabrochar variadas espécies de flores entre os meses de julho e agosto, e que podem durar até novembro.
O fenômeno natural está acontecendo desde o mês passado numa área entre as cidades de Copiapó e Vallenar, na região do Atacama. Nas fotos, tiradas ontem, aparece a flor conhecida localmente como pata-de-guanaco, uma referência a um animal da região, parecido com a lhama.

clip_image004

Flor conhecida na região como pata-de-guanaco, em foto tirada em 16/08 (Ian Salas/EFE)

Leia Mais

FONTE: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI163723-18095,00-DESERTO+DO+ATACAMA+NO+CHILE+VIVE+PERIODO+FLORIDO.html 17/08/2010

Quem sou eu

Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brazil
Professor